Acontece aqui

Vale o bate e volta: Cinco lugares imperdíveis para conhecer em Aparecida

Todos os anos, mais de 12 milhões de fieis visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em busca de paz e conforto espiritual. Além de participar das missas, os peregrinos podem desfrutar dos espaços que integram o complexo religioso.

Os atrativos unem fé, arte, história e natureza, oferecendo alternativas de lazer para as férias de verão. Que tal aproveitar o fim de semana e colocar nas opções de bate e volta? Confira as atrações:

Trem do Devoto
Uma viagem de trem em meio a uma paisagem com cenários e estátuas que relembram os principais momentos da vida de Cristo. Essa é a experiência oferecida pelo Trem do Devoto.

Além disso, o monotrilho serve como opção de transporte para os peregrinos que visitam o Caminho do Rosário. O trecho liga a Cidade do Romeiro ao Porto do Itaguaçu, onde a imagem da santa foi encontrada, no Rio Paraíba do Sul, em 1717.

? Segunda, quarta, quinta e sexta, das 9h30 às 16h30
Sábado e domingo, das 8h às 16h30

Caminho do Rosário
A bordo do trem, o visitante percorre um trajeto de 1,4 km passando pelo Caminho do Rosário. Este museu a céu aberto abriga 128 esculturas e 20 cenários, que retratam os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos).

O projeto paisagístico ainda inclui mais de 90 espécies de plantas, que se misturam com a vegetação nativa da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, unindo arte e natureza.

? Todos os dias, das 5h às 19h

Bondinhos
Depois de uma viagem pela história, os turistas são desfrutam de um passeio nas alturas. Os bondinhos aéreos de Aparecida foram construídos para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhora ao Morro do Cruzeiro, um importante ponto de peregrinação do complexo do Santuário Nacional.

O percurso tem cerca de 1,1 km de extensão, a uma altura de até 120 metros. No Morro do Cruzeiro, os turistas podem ainda apreciar uma vista privilegiada da Basílica e de toda a região, na Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e um andar panorâmico de 360°.

? Segunda a sexta, das 9h30 às 16h30
Sábado, das 8h às 17h
Domingo das 8h às 16h30

A primeira Basílica
Inaugurada em 24 de junho de 1888, a igreja hoje conhecida como Basílica Velha é um dos grandes patrimônios históricos de Aparecida e um dos símbolos do centro histórico da cidade.

A Basílica Velha foi oficialmente tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 18 de abril de 1982.

Passarela da Fé
Para ligar os dois principais templos – a Basílica Velha e a Basílica Nova – a Passarela da Fé foi inaugurada em 1971. Dias depois, uma grande procissão percorreu pela primeira vez a via, levando a imagem de Nossa Senhora de 1717.

Desde então, milhões de fiéis já percorreram os 392,2 metros de extensão da estrutura. Para a historiadora Tereza Pasin, a passarela representa a “união entre o passado, com a Basílica Velha no Morro dos Coqueiros, e o presente, com a Basílica Nova no Morro das Pitas”.